Igrejas históricas, um castelo e outras relíquias da cidade austríaca de Linz

Igrejas históricas, um castelo e outras relíquias da cidade austríaca de Linz

Igrejas históricas, um castelo e outras relíquias da cidade austríaca de Linz

Artigo de André Cruz Martins 23-12-2019

23-12-2019


Banhada pelo rio Danúbio, Linz é a terceira maior cidade da Áustria. Distingue-se pelo bonito centro histórico, com edifícios históricos muito bem preservados e no qual podemos encontrar duas catedrais emblemáticas. Um castelo majestoso ilustra o brilhante passado de que a cidade se pode orgulhar. No entanto, a vibração e modernidade são também imagens de marca deste destino. Linz é também famosa pela torta Linzer, que é considerada a torta mais antiga do mundo, com sua primeira receita a remontar a 1653.

A maior igreja da Áustria e a mais antiga

Um dos grandes símbolos de Linz é a Mariendom, a maior igreja da Áustria. E por pouco não é a mais alta, medindo 133 metros, contra os 135 metros da Catedral de Viena. Na arquitetura desta catedral neogótica, os vitrais merecem grande destaque. Os mais famosos representam a evolução da cidade de Linz. Durante a Segunda Guerra Mundial houve janelas que foram destruídas. No entanto, em vez de restaurar as janelas originais, foi decidido substituí-las por vitrais que representam a arte contemporânea.

Leia ainda: Viena, cidade imperial e elegante

A pequena Igreja de St. Martin (Martinskirche) também merece uma visita, destacando-se por ser a mais antiga da Áustria, datando do século VIII. Foi construída sobre os restos das muralhas romanas que ainda podem ser vistas no exterior do edifício.

O majestoso castelo e o Museu do Futuro

Na sua visita a Linz aconselhamos vivamente que faça uma passagem pelo seu majestoso castelo. Tem uma incrível vista para o Danúbio e no seu interior existe um fantástico museu com pinturas, esculturas, armaduras e artefatos históricos. E para algo completamente diferente, sugerimos uma visita ao Ars Electronica Center, também conhecido como Museu do Futuro.

Fica nas margens do Danúbio e retrata os grandes avanços da tecnologia ao longo do tempo. Se passar por este local de noite, ficará admirado com a sua iluminação, um espetáculo de muita cor e jogos de luzes. Todos os anos, na primeira semana de setembro, o Ars Electronica Center recebe um grande festival de arte, música e electrónica.

A torta mais antiga do mundo e outras delícias gastronómicas

A Torta Linzer é a grande referência gastronómica na cidade. É considerada a torta mais antiga do mundo, com sua primeira receita a remontar a 1653. É recheada com geleia (normalmente de groselha, framboesa ou damasco) e coberta com xadrez de massa.

Veja também: Bruges, a cidade com traços medievais que é conhecida pelos canais, cerveja e chocolate

Como em qualquer outro destino austríaco, o Wienerschnitzel faz parte do menu de quase todos os restaurantes. Trata-se de um delicioso bife panado, normalmente acompanhado por batatas fritas. Não deixe ainda de experimentar a Käsekrainer, salsicha feita com carne de porco e queijo derretido. É na Hauptplatz, a praça principal da cidade, que pode encontrar alguns dos melhores restaurantes de Linz para provar estas especialidades.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Linz.

< >

Partilhar Artigo

Top