Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas

Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas

Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas

Artigo de Redação 10-02-2024

10-02-2024


A Colômbia é conhecida por motivos menos favoráveis como a falta de segurança e por ser um dos país que mais produz drogas. Porém, é um destino que tem muito mais para oferecer do que apenas isso. Situa-se na América do Sul e faz fronteira com países como: Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela. Também tem acesso via marítima através do Oceano Pacífico e o Mar das Caraíbas. A capital é Bogotá e a maior cidade da Colômbia, sendo o centro de todos os serviços de governo, administração, cultural, educação e desporto.

É o segundo maior país da América do Sul, atrás do Brasil. É o terceiro mais populoso a falar espanhol, visto que o México e Espanha são os que têm mais população a ter essa língua como oficial. Outra característica deste país é o facto das pessoas serem muito religiosas, sendo que mais de 95% são católicas.

História da Colômbia

Os primeiros habitantes deste país foram índios, visto que existem registos que remetem para 2.000 a.C.. A colonização começa realmente no ano de 1525, porém a primeira exploração foi em 1499, por Afonso de Ojeda e João Costa. O primeiro lugar a conhecer-se foi Santa Marta, depois em 1533 foi Cartagena das Índias. O interior veio em 1536 com a cidade de Popayán e Sanat Fé, que agora tem como nome Bogotá, em 1538.

Nesse mesmo ano, Gonzalo Jiménez de Ojeda derrota os índios e faz uma nova região: Nova Granada. Nessa zona encontravam-se países como a atual Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. Passado mais de 200 anos, em 1811, com o politico e militar Simón Bolívar é que houve a independência da Nova Granada. Mas só oito anos depois, em 1819, é que Bolívar cria a República da Colômbia, sendo a primeira constituição e o próprio o presidente.

No ano 1849 há uma grande mudança na Colômbia, porque nascem dois partidos: o conservador e o liberal. Que graças a ambos, passados 50 anos de existirem aconteceu a “Guerra dos Mil Dias”. Esta foi uma guerra que se iniciou em 1899 e acabou em 1903. A suposta “paz” foi de pouca dura e em 1948, ao assassinarem Jorge Eliecer Gaitán, o líder liberal, voltou a guerra entre ambos os partidos. Os conflitos só acalmaram, em 1964, com a criação das Forças Armadas da Colômbia (Frac).

Com os Frac a segurança melhorou, no entanto surgiu outro problema: narcotráfico. Desde dos anos 70 que a Colômbia é um dos maiores produtores de cocaína do mundo, com a ajuda dos Frac. O maior produtor de drogas do mundo, Pablo Escobar, nos anos 90, foi apanhado pela polícia. Porém, até hoje, o negócio continua e aumenta todos os dias.

Locais a visitar

Bogotá, a capital da Colômbia, é um dos lugares mais do que obrigatório para visitar. Aqui encontrará uma mistura da cultura antiga, com alguns edifícios mais modernos. A Candelaria, o Centro Histórico, é onde vai encontrar várias igrejas, capelas e casas com mais cores do que o arco-íris.

Cartagena das Índias também é uma das cidades mais importantes e visitadas na Colômbia. Foi das primeiras a ser colonizada, no entanto ainda tem muita cultura antiga. O Centro Histórico encontra-se no interior de muralhas que fazem parte do Património Mundial da Humanidade. Outras cidades que poderá também conhecer são Medellín, Salendo, Santa Marta, as ilhas del Rosario e San Andrés.

< >

Guia do viajante

Onde ir

Bogotá
Cartagena das Índias
San Andrés
Medellín
Guatapé
Parque Tayrona
Ciudad Perdida
Caños Cristales
Salento

Onde comer

El Barrio Restaurante
El Chato
Guerrero, Compañía de Sándwiches
Bandeja Paisa

Onde ficar

Hampton by Hilton Cali Colombia
Hotel Casablanca
Decameron Aquarium
Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena
Hotel Cartagena Plaza
Hotel Puerto Colombia

Clima

Devido à proximidade do Equador, a Colômbia é um país de temperaturas elevadas, todo o ano.

Documentos

Passaporte e visto se ficar mais do que 3 meses.

Outras Informações

Língua: Espanhol Moeda: Peso Colombiano Fuso Horário: -5 horas

Partilhar Artigo