Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas
Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas
Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas
10-02-2024
A Colômbia é conhecida por motivos menos favoráveis como a falta de segurança e por ser um dos país que mais produz drogas. Porém, é um destino que tem muito mais para oferecer do que apenas isso. Situa-se na América do Sul e faz fronteira com países como: Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela. Também tem acesso via marítima através do Oceano Pacífico e o Mar das Caraíbas. A capital é Bogotá e a maior cidade da Colômbia, sendo o centro de todos os serviços de governo, administração, cultural, educação e desporto.
É o segundo maior país da América do Sul, atrás do Brasil. É o terceiro mais populoso a falar espanhol, visto que o México e Espanha são os que têm mais população a ter essa língua como oficial. Outra característica deste país é o facto das pessoas serem muito religiosas, sendo que mais de 95% são católicas.
História da Colômbia
Os primeiros habitantes deste país foram índios, visto que existem registos que remetem para 2.000 a.C.. A colonização começa realmente no ano de 1525, porém a primeira exploração foi em 1499, por Afonso de Ojeda e João Costa. O primeiro lugar a conhecer-se foi Santa Marta, depois em 1533 foi Cartagena das Índias. O interior veio em 1536 com a cidade de Popayán e Sanat Fé, que agora tem como nome Bogotá, em 1538.
Nesse mesmo ano, Gonzalo Jiménez de Ojeda derrota os índios e faz uma nova região: Nova Granada. Nessa zona encontravam-se países como a atual Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. Passado mais de 200 anos, em 1811, com o politico e militar Simón Bolívar é que houve a independência da Nova Granada. Mas só oito anos depois, em 1819, é que Bolívar cria a República da Colômbia, sendo a primeira constituição e o próprio o presidente.
No ano 1849 há uma grande mudança na Colômbia, porque nascem dois partidos: o conservador e o liberal. Que graças a ambos, passados 50 anos de existirem aconteceu a “Guerra dos Mil Dias”. Esta foi uma guerra que se iniciou em 1899 e acabou em 1903. A suposta “paz” foi de pouca dura e em 1948, ao assassinarem Jorge Eliecer Gaitán, o líder liberal, voltou a guerra entre ambos os partidos. Os conflitos só acalmaram, em 1964, com a criação das Forças Armadas da Colômbia (Frac).
Com os Frac a segurança melhorou, no entanto surgiu outro problema: narcotráfico. Desde dos anos 70 que a Colômbia é um dos maiores produtores de cocaína do mundo, com a ajuda dos Frac. O maior produtor de drogas do mundo, Pablo Escobar, nos anos 90, foi apanhado pela polícia. Porém, até hoje, o negócio continua e aumenta todos os dias.
Locais a visitar
Bogotá, a capital da Colômbia, é um dos lugares mais do que obrigatório para visitar. Aqui encontrará uma mistura da cultura antiga, com alguns edifícios mais modernos. A Candelaria, o Centro Histórico, é onde vai encontrar várias igrejas, capelas e casas com mais cores do que o arco-íris.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
Devido à proximidade do Equador, a Colômbia é um país de temperaturas elevadas, todo o ano.
Documentos
Passaporte e visto se ficar mais do que 3 meses.
Outras Informações
Língua: Espanhol Moeda: Peso Colombiano Fuso Horário: -5 horas