Djurgarden, a ilha dos museus em pleno centro de Estocolmo que agrada a adultos e crianças

Djurgarden, a ilha dos museus em pleno centro de Estocolmo que agrada a adultos e crianças

Djurgarden, a ilha dos museus em pleno centro de Estocolmo que agrada a adultos e crianças

Artigo de André Cruz Martins

Já ouviu falar de Djurgarden? Trata-se de uma ilha em pleno centro de Estocolmo com muito para descobrir. Caso esteja de visita à capital sueca, sugerimos que tire um dia inteiro para conhecer este destino, que vai agradar a adultos e também aos mais pequenos.

A melhor forma de chegar a Djurgarden é através de ferry. E quando a embarcação para, os passageiros têm uma vista absolutamente fabulosa de Estocolmo. Pode começar por explorar o parque Royal Djurgarden, o grande pulmão de Estocolmo. São centenas de árvores e uma paisagem muito bonita, proporcionando passeios muito agradáveis, em comunhão com a natureza.

Três museus a visitar

Esta ilha destaca-se por dois museus que remetem para o nosso imaginário. Um deles é o Museu dos ABBA, a mítica banda sueca. Conta com exposições interativas e com roupas de palco doadas pelos seus membros. E também com aparelhos áudio e vídeo que permitem aos visitantes tocar e cantar as músicas dos ABBA.

Leia ainda: Malmö, a cidade no sul da Suécia que tem vários encantos

Se estiver com crianças, um museu a visitar é o Junibacken. É dedicado às histórias infantis, em especial a Astrid Lindgren, cuja personagem mais conhecida é a Pipi das Meias Altas. À entrada do edifício existe uma estátua de bronze de Lindgren e no interior entramos num mundo de encantar. As imagens para o design de interiores foram feitas pela artista sueca Marit Törnqvist, que fez as ilustrações das versões mais recentes dos livros de Astrid Lindgren. O museu contém a maior livraria infantil da Suécia e a Praça do Livro Infantil, em que cada casa é dedicada a um autor infantil sueco.

Mais dois museus a não perder

O Waldemarsudde foi eleito em 2016 e 2017 o melhor museu de arte de Estocolmo pelos seus habitantes. Fica na antiga casa do príncipe Eugen (1865-1947) e encontra-se no meio de um jardim muito bonito. Aqui pode encontrar obras de alguns dos melhores pintores e escultores suecos.

Veja também: Odense tem bons museus, locais históricos e um dos melhores zoos da Europa

Já o Skansen foi o primeiro museu ao ar livre na Suécia e permite-nos observar a evolução da história do país ao longo dos últimos cinco séculos. Possui 150 fazendas e moradias que remetem para as aldeias tradicionais e para construções arquitetónicas do passado. Também tem um jardim zoológico, onde vivem cerca de 70 espécies de animais. Gansos, cavalos e pavões passeiam livremente pelo parque.

Um mítico parque de diversões

A terminar, sugerimos mais uma excelente atividade para realizar com crianças: visitar o Grona Lund, o mais antigo parque de diversões do país. Foi inaugurado em 1883 e tem montanhas russas tradicionais, carrosséis e um simulador de queda livre. No verão esta área costuma receber concertos.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Djurgarden.

< >

Partilhar Artigo

Top