Malmö, a cidade no sul da Suécia que tem vários encantos

Malmö, a cidade no sul da Suécia que tem vários encantos

Malmö, a cidade no sul da Suécia que tem vários encantos

Artigo de André Cruz Martins

Localizada no sul da Suécia e terceira maior cidade do país, Malmö é um destino que merece a pena ser descoberto. Fica muito perto de Copenhaga, capital da Dinamarca, e o trajeto entre as duas cidades demora apenas 40 minutos a cumprir de comboio. E vai-se de um túnel por baixo do mar, no estreito de Oresund. Malmö é uma cidade de média dimensão e os seus principais pontos de interesse podem ser facilmente conhecidos apenas num dia, a pé.

A zona do porto

Uma boa forma de começar a explorar Malmö é pela zona do porto. É lá que fica a Turning Torso, uma torre com 190 metros de altura e que acolhe espaços residenciais e para escritórios. Esta torre, uma das imagens de marca da cidade, foi inspirada numa escultura do artista Santiago Calatrava. Os turistas não podem entrar na torre, mas vale a pena chegar perto para admirar a sua estrutura.

Leia ainda: Riga combina história, cultura e modernidade e até tem praia

Depois, pode seguir para Kallbadhuset e dar uma caminhada na praia, ou quem sabe, ir a banhos. Avisamos no entanto que a água costuma ser bastante fria.

O castelo vermelho e uma praça histórica

De seguida, parta em direção ao Malmoshus, um castelo vermelho construído em 1434 às margens do lago Slottstradgarden. Já funcionou como prisão e hoje em dia acolhe o Museu de Arte de Malmö. Situa-se em Lottstradgarden, um parque de grande dimensões onde também se encontra um antigo moinho de vento.

Encaminhe-se de seguida para Stortorget, uma praça no centro de Malmö com prédios históricos e onde fica o edifício da Câmara Municipal. É uma zona exclusiva para pedestres e acolhe a igreja de St. Petri, uma bela imponente igreja do século XIV.

Lilla Torg, a zona mais animada

Lilla Torg é a zona mais animada e boémia de Malmö, com muitos restaurantes, cafés e bares. Não deixe de experimentar as Kötbullar,as célebres almôndegas suecas. Quando o tempo o permite, as esplanadas abrem, enchendo-se de locais e turistas. Trata-se de uma área exclusiva para pedestres. É uma zona que preserva construções medievais e que também costuma receber exposições de arte. É também frequente haver música ao ar livre.

Veja também: À descoberta de Turku, o paraíso escondido na Finlândia

Lilla Torg fica apenas a dez minutos a pé de Castle Park, um dos parques mais aprazíveis da cidade. Para além de proporcionar boas caminhadas e momentos de relaxamento, é aqui que fica a famosa biblioteca de Malmö.

Percorra a galeria e veja mais fotos da cidade de Malmö.

< >

Partilhar Artigo

Top