Gran Canária: Um continente em miniatura.

Gran Canária: Um continente em miniatura.

Gran Canária: Um continente em miniatura.

Artigo de Redação

Paradisíaca e de grandes contrastes, esta ilha de origem vulcânica é um excelente destino para férias porque oferece belas praias povoadas por dunas, grandes escarpas, paisagens montanhosas com bosques frondosos e monumentos importantes com enorme interesse cultural. Situada no oceano Atlântico, a 200 quilómetros da costa africana, é a terceira maior ilha do arquipélago das Canárias. A nordeste da ilha encontra-se a capital – Las Palmas, fundada em 1478, que possui uma rica herança histórica e cultural concentrada sobretudo no bairro de Vegueta, o mais antigo da cidade, que foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1990.

Devido ao seu clima variado, uma vez que tem áreas mais frescas no norte e quentes a sul, ambas associadas a uma fauna e a uma flora riquíssimas, fez com que fosse designado por Continente em Miniatura.

O Sul da Gran Canária é a região mais popular, pois oferece atracções como Puerto de Mogán (uma pitoresca aldeia também conhecida como Pequena Veneza), Puerto Rico, Maspalomas, Meloneras, San Agustín ou a famosa Playa del Inglés. Contudo, não deve deixar de visitar as costas norte e oeste bem como o interior da ilha, onde poderá apreciar paisagens espetaculares e inigualáveis.

 

Entre praias e dunas deslumbrantes

A Gran Canária possui 230 quilómetros de costa e algumas das mais belas praias da Europa. Grandes ou pequenas, de areia ou de seixos, estas praias são o cenário perfeito para umas férias ao sol, repletas de diversão. Para quem gosta de se deitar sossegadamente na areia, procure uma praia de nudismo isolada, sonhe com um refúgio romântico ou planeie uma festa com um grupo de amigos; aqui encontrará uma estância balnear à sua medida.

As dunas de Maspalomas, com cerca de 400 hectares, foram, em 1994, classificadas como parque nacional. Podem ser atravessadas a pé ou de camelo, o que lhe proporcionará uma experiência exótica digna de outras paragens. O local é também habitat de várias espécies raras de plantas, algumas delas endémicas das Canárias, preparadas para sobreviver neste ambiente árido entre lagartos e coelhos. De referir que as dunas de Maspalomas são um destino muito procurado por nudistas e pela comunidade gay.

A Playa del Inglés é uma das mais famosas da Europa e a mais procurada de toda a Espanha. Animada e soalheira, oferece todos os tipos de diversão e actividades desportivas, incluindo jet-ski, vela, windsurf, esqui aquático e muito mais.

A Playa de los Amadores, que significa, Praia dos Amantes, oferece 800 metros de areia dourada e águas cristalinas e é muito procurada por casais que desejam um ambiente romântico, uma vez que é tranquila e acolhedora.

Para quem procura um pouco de descontracção, paz e tranquilidade, a Praia de Taurito, situada entre Puerto Mogán e Puerto Rico, é a opção certa porque está afastada da agitação dos grandes centros, assim como a Playa de Augustín. Puerto Rico é um dos locais mais soalheiros de Gran Canária e um dos melhores portos para partir em passeios de barco, ao longo da costa.

Pequena Veneza

Puerto de Mogán é um porto piscatório, cuja marginal foi transformada num complexo turístico construído de origem, onde não faltam os coloridos edifícios de estilo mediterrânico. As ruas são estreitas, ladeadas por pequenos jardins e janelas repletas de vasos floridos, sobretudo com buganvílias de diferentes tons;os passeios e as pequenas pontes tornam este local aprazível, óptimo para passar bons momentos de lazer. Devido à rede de canais de água marinha, recebeu o nome de Pequena Veneza.

Puerto de Mogán é também um bom local para fazer um passeio de um dia, sobretudo às sextas-feiras, quando se realiza, de manhã, o grande mercado junto ao cais dos pescadores. A leste do porto há uma pequena praia de areia bem protegida, ideal se estiver de férias com crianças. Entre as outras atracções destacam-se o submarino, que permite aos visitantes descobrir a vida subaquática da área, as pequenas réplicas de antigos navios, que transportam passageiros para as praias de Puerto Rico e Maspalomas, bem como os barcos de pesca de alto-mar, que lhe oferecem a oportunidade de capturar o maior atum ou marlim da sua vida. Em Julho realiza-se um concurso de pesca ao marlim-azul.

Guia do viajante

Onde ir

No centro
Principais praias
Explorar a região norte
Cidade de Las Palmas

Onde comer

El Salsete la nueva cocina canaria.
El Duke
Restaurante Cosi Come Sei
Minanas

Onde ficar

Gran Canaria Princess
Maspalomas & Tabaiba Princess
Meliá Tamarindos
Hotel Beverly Park
Sercotel Hotel Cristina Las Palmas
No centro

Visite Tafira, o Jardim Botânico, Caldera de Bandama, Santa Brígida, Vega de San Mateo, Pico de las Nieves, Tejeda e Artenara.

Principais praias

Playa de las Canteras, Playa de las Alcaravaneras, San Agustín, Playa del Inglés, Maspalomas, Playa de Puerto Rico, Playa de los Amadores, Puerto Mogán e Playa Meloneras.

Explorar a região norte

Ao fazer a rota interior visite Arucas, Firgas, Moya, Valleseco e Teror; na rota costeira visite Santa María de Guía, Gáldar, Agaete e Puerto de las Nieves.

Cidade de Las Palmas

Aqui visite os bairros La Vegueta e Triana (este último é um dos mais antigos de Las Palmas, tem um aspecto medieval e transformou-se na principal zona comercial da cidade); Cuidad Jardin, Santa Catalina, Playa de las Canteras e La Isleta.

El Salsete la nueva cocina canaria.
El Duke
Restaurante Cosi Come Sei
Minanas
Gran Canaria Princess
Maspalomas & Tabaiba Princess
Meliá Tamarindos
Hotel Beverly Park
Sercotel Hotel Cristina Las Palmas

Clima

É ameno, com temperatura agradável (que nunca atinge valores muito altos) e quase sempre constante. As temperaturas médias anuais oscilam, no Verão, entre os 26º C e os 28º C (máximas), excedendo, com frequência, os 30° C, e entre os 20º C e os 24º C nos meses de Inverno. Como é uma ilha montanhosa, reúne uma grande variedade de microclimas, que vão desde os climas subtropicais aos continentais. Às vezes é possível ver neve nos picos mais altos e, apenas a alguns quilómetros de distância, não deixa de ser curioso o contraste entre as temperaturas tropicais e um frio rigoroso.

Documentos

Cartão do Cidadão

Outras Informações

Moeda: Euro Idioma: Espanhol

Partilhar Artigo

Top