Halong Bay, uma das maravilhas naturais do Vietname

Halong Bay, uma das maravilhas naturais do Vietname

Halong Bay, uma das maravilhas naturais do Vietname

Artigo de Redação

Localizada no litoral norte do Vietname, é certamente uma das maravilhas naturais deste país. Trata-se de uma enorme baía mágica e de grande beleza, onde mais de três mil ilhotas de rocha calcária se levantam de forma impressionante das águas do mar.

Halong Bay, que literalmente significa “baía onde desceu o dragão”, é Património Mundial da Unesco e situa-se na província de Quàng Ninh. É constituída por milhares de monólitos de calcário, nos mais variados tamanhos e feitios, repletos de vegetação densa, que emergem das águas verdes do mar e pelo meio deles existem pequenas aldeias flutuantes.

Após a invasão, os dragões estavam interessados em manter-se na terra, num local pacífico e belo

Reza a lenda local que, há muito tempo, quando o Vietname lutava contra os invasores chineses, os deuses enviaram uma família de dragões para ajudar a defender a terra. Esses animais míticos começaram a cuspir joias e jade, que depois se transformaram em ilhas e ilhotas, formando uma parede contra os invasores. O povo manteve as suas terras seguras e formou o que mais tarde viria a ser o Vietname. Após a invasão, os dragões estavam interessados em manter-se na terra, num local pacífico e belo; assim, decidiram ficar a viver na baía. O local onde a mãe-dragão desceu foi batizado de Há Long (long = dragão).

As ilhas tiveram origem a partir de sedimentos calcários depositados no fundo de um antigo oceano. Como o mar subiu e desceu ao longo de milénios, o calcário macio foi facilmente moldado em enormes monólitos (os geólogos chamam-lhes formações cársicas), como vemos hoje. Devido à sua formação natural, a maioria das ilhas são inabitadas, mas donas de uma beleza notável e verdadeiramente mágica.

Nas águas mais baixas existem mais de 200 espécies de peixes e 450 tipos diferentes de moluscos. Muitas vezes, a forma de uma ilha determina o seu nome, como Voi Islet (elefante), Choi Ga Islet (luta de galos) e Nha Mai Islet (telhado). Aves e animais, incluindo antílopes, macacos e iguanas, vivem em algumas das ilhas. Por exemplo, Cat Ba Island é uma Reserva da Biosfera da ONU e lar de muitas espécies raras.

Como chegar a Halong Bay

Há duas formas básicas para se chegar à baía. A mais normal é embarcar numa excursão desde Hanói. Não é a forma mais aventureira de chegar até lá, mas pode evitar muitas dores de cabeça, tanto no que respeita ao transporte como à hospedagem. Os passeios, o tempo de duração e os preços variam bastante. A segunda alternativa é apanhar um autocarro, também a partir de Hanói, com preços e saídas igualmente variáveis. A viagem dura cerca de quatro horas e meia.

Passeios obrigatórios e inesquecíveis

Halong Bay é um importante destino turístico, mas não desanime se encontrar verdadeiras multidões. A área é grande o suficiente para haver lugar para todos. De modo a usufruir de uma experiência mais autêntica e inesquecível, compre um tour para duas noites num junk, barco típico, ou seja, uma silenciosa embarcação com velas inspirada nos antigos barcos chineses.

Navegam pelas diversas ilhas, com paragens mais do que obrigatórias em cavernas com espaços imensos, onde é possível caminhar durante horas a fio. Também é possível fazer canoagem em algumas zonas e, na maior dessas ilhas, cat ba. Os tours incluem passeios de bicicleta por plantações de arroz e comunidades de camponeses. Dormir no barco também é uma opção; só deve ter cuidado em conhecer antecipadamente as condições de segurança, o quarto e as refeições servidas.

Uma ótima maneira de explorar e ver a baía é num caiaque. Pode escolher onde quer ir; as água são suaves e adequadas para pessoas com pouca prática. Pergunte no local onde pode alugar um caiaque, se o seu passeio não o incluir.

< >

Partilhar Artigo

Top