As paisagens, uma ilhota e boa gastronomia fazem de Castelo de Paiva um destino ímpar

As paisagens, uma ilhota e boa gastronomia fazem de Castelo de Paiva um destino ímpar

As paisagens, uma ilhota e boa gastronomia fazem de Castelo de Paiva um destino ímpar

Artigo de André Cruz Martins

Castelo de Paiva é uma vila do distrito de Aveiro, que se situa na sub-região do Tâmega, na margem esquerda do rio Douro e do rio Paiva. Nesta região são muitos os lugares que o vão surpreender, a começar pelas magníficas paisagens. A vila tem alguns edifícios históricos que merecem uma visita. No dias quentes, vá até uma ilhota que serve como praia fluvial. E sugerimos um magnífico restaurante para provar o melhor da gastronomia local.

Explorando a vila

Pode começar a explorar a vila visitando o Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva. É aqui que fica a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Assunção. É uma construção em estilo barroco e rococó e na fachada do lado direito encontra-se a torre sineira.

Leia ainda: O roteiro perfeito para visitar Vila Viçosa, a mais imponente cidade alentejana

Aprecie ainda o edifício dos Paços do Concelho, o chafariz e o Edifício da Cadeia. Este último foi mandado construir pela Casa de Bragança no início do séc. XVIII. Hoje em dia, alberga o Centro de Interpretação da Cultura Local, que recebe exposições temporárias, seminários e conferências.

Monumento incontornável é o Anjo de Portugal, uma figura feita de bronze e banhada a ouro e que pesa 12 toneladas. Na base, uma escadaria leva os visitantes até uma pequena capela. Este monumento presta homenagem às vítimas da queda da Ponte Hintze Ribeiro, em 2001 e que ligava a localidade a Entre-os-Rios.

A Ilha dos Amores, um miradouro e um parque

Na confluência do rio Paiva com o Douro, na zona do Castelo, localiza-se uma ilhota, com o nome de Ilha do Castelo e que também é conhecida por Ilha dos Amores. Proporciona belos passeios e as suas águas são ideais para a prática de desportos náuticos. Existe uma piscina ao ar livre e um pequeno areal.

Veja também: Chaves, uma joia de Trás-os-Montes em que a influência romana ainda é bem visível

As belas paisagens são uma das imagens de marca do concelho de Castelo de Paiva. Um dos melhores exemplos é o Miradouro de Catapeixe. Tem vistas magníficas sobre os rios Douro e Paiva e também se pode avistar a Ilha do Castelo. Para respirar ar puro e fazer um piquenique a melhor zona é o Parque de Lazer de São Martinho. Possui relva natural, muitas árvores e até um lago onde é possível tomar banho se o calor apertar.

Um restaurante para provar a gastronomia local

Para provar a gastronomia local, uma das melhores opções é o restaurante Dona Amélia. Tem esplanada coberta e fica na Quinta Maria Amélia, em Bairros, a 3 quilómetros do centro de Castelo de Paiva. A cabidela, o anho, o cabrito e a vitela assados no forno a lenha são os pratos mais emblemáticos. Para sobremesa, experimente o famoso pão de ló de Castelo de Paiva.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Castelo de Paiva.

  • As paisagens, uma ilhota e boa gastronomia fazem de Castelo de Paiva um destino ímpar
< >

Partilhar Artigo

Top