Situações desgastantes nas férias que podem ser evitadas

Situações desgastantes nas férias que podem ser evitadas

Situações desgastantes nas férias que podem ser evitadas

Artigo de Redação 10-08-2023

10-08-2023


Preparar uma viagem de férias pode ser um foco de desgaste, mas há várias situações durante a mesma que podem causar ainda mais stress. Escalas em aeroportos, chek in e check out de hotéis, reservas e outras logísticas relacionadas com a viagem podem acabar com a paz de qualquer turista à procura de descanso.

Para combater o transtorno que estas atividades provocam a solução é ter método e organização. Prevenir e antecipar problemas são normalmente a forma mais fácil de se preparar nas férias. Antes e durante a viagem. Isso limitará a possibilidade de evitar os erros habituais que sucedem em viagem.

Mas atenção, não pense que na hora de chegar ao hotel as coisas ficam resolvidas. Aliás, muitas das vezes é aqui que os problemas começam. Recolhemos alguns dos habituais problemas, para que os consiga antecipar e resolver.

Obter um upgrade nas férias é mais fácil do que parece

Taxas de hotel inesperadas
No final da estadia, tudo o que ninguém quer são taxas e taxinhas ocultas, em custos adicionais que não estava à espera. Os extras nas unidades hoteleiras são cada vez mais comuns e portanto, mesmo que já tenha sido avisado, o melhor é questionar se são apenas essas e se algumas das que existem são opcionais ou não (por exemplo, taxas sobre serviços que não vai usar).

Check-In antecipado e Check-Out tardio
Por uma questão de conforto, dá imenso jeito chegar mais cedo ao quarto ou sais mais tarde do mesmo na hora da partida. Os horários dos transportes são o motivo principal pelo qual se quere “furar” as regras de entrada e saída dos quartos. Pois bem, nem sempre é possível, mas muitas vezes consegue resolver-se essa questão sendo flexível.

Leia também: Johny Knowlson, o famoso piloto comercial dá-lhe dicas sobre os melhores lugares para se sentar num avião

Por exemplo, na hora de fazer check-in facilite se lhe for dito que apenas têm um quarto numa categoria inferior disponível. Pergunte se depois pode mudar. Na hora da saída, se não for possível deixar o quarto mais tarde, pergunte se pode deixar as malas em segurança e se pode usar um outro quarto, mais tarde, só para tomar um banho antes de viajar. O truque é sorrir sempre.

Escolha acertada dos quartos
Em resorts, muitas vezes os quartos ficam longe das zonas que damos mais prioridade (piscina, buffet, praia). A questão do barulho também conta por isso, se sofre de distúrbios do sono peça antecipadamente um quarto mais sossegado e longe de elevadores e escadas movimentadas. Em cima da hora, muitas vezes não vai dar.

Última revista antes de sair
Quem nunca se esqueceu de nada num quarto que atire a primeira pedra. Os perdidos e achados dos hotéis estão cheios de objetos insignificantes até artigos mais valiosos e alguns podem ser seus, mas agora estão a longas horas de distância. Evitar isto é fácil, basta não arrumar tudo em cima da hora e, mais importante, dar uma última vista de olhos antes de abandonar o quarto – sacudir os lençóis, olhar por baixo da cama e verificar tomadas à procura de carregadores é essencial.

Verifique se as contas batem certo

Olhar para a fatura antes para não se queixar depois
Faça o check-out com tempo e verifique se as contas batem certo. Às vezes vai um consumo a mais e só dá conta mais tarde, quando as férias já lá vão e olha bem para o saldo do cartão de crédito é que se dá conta e já não há muito a fazer. E aquele sentimento que fica, de se sentir enganado, pode provocar uma angústia desnecessária. É que às vezes nem foi por mal e erros acontecem.

Up grade, quem não…?
Há muitos hotéis que já usam o truque de pegar na sua reserva na hora do check-in e dizer que lhe fizeram um upgrade no quarto. Mas se isso não acontecer pode sempre tentar a sua sorte e pedir com delicadeza, na hora de chegar, se têm disponibilidade para o meter num quarto mais agradável ou mesmo de uma categoria superiror.

Mostrar simpatia pode ser decisivo

Também aqui a simpatia para com quem está atrás do balcão pode ser decisiva. Ainda assim, como em tudo na vida, pode ter que pagar por um quarto melhor. Se chegar a esta fase tente negociar cordialmente. Regra geral o montante a oferecer por um upgrade nunca deve ir além dos 10 por cento do que iria pagar.

Leia também: Cuidados que deve ter quando bebe álcool nas viagens de avião

Partilhar Artigo