Cidade do Cabo, o destino africano que respira multiculturalismo
Cidade do Cabo, o destino africano que respira multiculturalismo
Cidade do Cabo, o destino africano que respira multiculturalismo
10-12-2023
África é África, distingue-se pelo cheiro e pela cor. Ainda assim, a Cidade do Cabo é muito mais do que uma paragem intermédia. Surpreende os visitantes pelo seu jeito cosmopolita, pelos contrastes culturais e multirraciais, marcado pelo clima por uma beleza natural ímpar, características que fazem dela um dos dez destinos mundiais mais cobiçados. Capital administrativa da África do Sul – onde está sediado o Parlamento Nacional – é a mais antiga da região sul do continente, estando próxima do cabo da Boa Esperança, na confluência dos oceanos Atlântico e Índico.
Situada na costa da Baía de Table, junto ao monte homónimo, Cape Town – nome original – foi fundada em 1652 pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, através de Jan van Riebeeck e, em 1806, ocupada pelos ingleses. Em 1848, as questões raciais mancharam a história do país devido à adoção da ideologia da segregação social, que promovia a exclusão dos negros: o apartheid.
Leia também: Os encantos de Pretória, a histórica cidade na África do Sul
A luta contra o racismo penalizou diversos líderes que combateram os seus ideais, entre os quais se destaca o exemplo de Nelson Mandela, cativo em Robben Island ao longo de 27 anos. O seu primeiro discurso, após recuperar a liberdade, teve lugar no edifício da câmara, em 1990.
Cidade do Cabo é um importante centro industrial e comercial
A Cidade do Cabo é um importante centro industrial e comercial, acolhendo diversas refinarias de petróleo, empresas de curtumes, têxteis e de produção de automóveis. Além disso, possui um dos principais portos do país – com estaleiros – e detém uma forte produção vinícola. A par destas infraestruturas, é incontornável a grande aposta no sector do turismo, um dos que apresenta maior rendimento.
Sugerimos que faça uma paragem no Greenmarket Square, um dos mercados apreciado pelos turistas, e visite Long Street, a rua mais movimentada da cidade, ao longo da qual, porta sim, porta não, poderá entrar em restaurantes, bares, antiquários, lojas de conveniência ou de roupas em segunda mão. A oferta é variada, sendo difícil não ceder ao consumo. Com o pôr do sol, esta zona não se esconde na penumbra e marca pontos pela agitada vida noturna que a caracteriza.
Leia também: Kruger Park, santuário da vida selvagem africana
Os principais museus e lugares históricos concentram-se no centro da cidade, a par de edifícios altos e modernos, muito ao estilo europeu, onde operam diversas empresas. As diferenças arquitetónicas das estruturas são visíveis a olho nu, convivendo harmoniosamente entre si. No entanto, ninguém fica indiferente às construções tipicamente vitorianas – com varandas em ferro forjado –, herança da colonização holandesa e inglesa. Esta faceta multicultural encontra-se bem patente na cidade.
Museus e lugares históricos concentram-se no centro da cidade
Hoje, aos ex-colonos, juntam-se muçulmanos, judeus, brancos e negros, originando uma comunidade local que, no fundo, defende os seus costumes e valores sem quaisquer preconceitos. A grande atração turística é Table Mountain, com uma vista fantástica sobre a malha urbana. Pontos como Victoria & Alfred Waterfront, Castle Good Hope, Robben Island e as extensas praias, ideais para a prática de surf, estão também no top das preferências dos visitantes.
Leia também: 5 dicas para fazer um safari em África sem gastar muito dinheiro
Percorra a galeria e veja mais fotos da Cidade do Cabo.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir












Onde comer






Onde ficar










Clima
As regiões do norte apresentam temperaturas amenas nos meses de inverno (20º/23º C), sendo ideais para safaris. A sul, e apesar dos aguaceiros que ocorrem durante o verão, o termómetro pode atingir os 28º/30º C. No entanto, a África do Sul é um país a visitar ao longo de todo o ano.
Documentos
Passaporte com validade mínima de seis meses. É necessário visto de entrada no país, obtido gratuitamente à chegada ao aeroporto.
Outras Informações
Moeda A moeda local é o rand sul-africano. Idioma O inglês é a língua oficial, mas o afrikaans e o xhosa também são habituais. Fuso horário Na costa leste: + 01h00 (Abril a Outubro); + 02h00 (Novembro a Março). Eletricidade 220/230 volts; 50 Hz.