O que fazer nas Ilhas Turcas e Caicos, além de descansar em praias paradisíacas

O que fazer nas Ilhas Turcas e Caicos, além de descansar em praias paradisíacas

O que fazer nas Ilhas Turcas e Caicos, além de descansar em praias paradisíacas

Artigo de André Cruz Martins

Descobertas por Cristóvão Colombo, as Ilhas Turcas e Caicos são um dos mais luxuosos refúgios nas Caraíbas. Em 2018, Grace Bay foi considerada a melhor praia do mundo pelo TripAdvisor e já no ano de 2019 o arquipélago recebeu uma excelente notícia: o vírus Zika, que chegou a causar alguma preocupação, foi completamente removido.

As Ilhas Turcas e Caicos são um território ultramarino dependente do Reino Unido, localizado no mar do Caribe, a norte do Haiti e da República Dominicana. É composto por dois grupos de ilhas tropicais: as ilhas Caicos (maiores) e as ilhas Turcas (mais pequenas). A população total é de cerca de 32 mil habitantes, dos quais cerca de 27 mil vivem em Providenciales, nas ilhas Caicos.

Sozinho com o mar e a água

Muitos famosos elegem estas ilhas para passar alguns dias de descanso. O que se deve ao facto deste arquipélago ter inúmeras ilhas praticamente desertas. Para além de vários resorts privados, há pousadas pitorescas que oferecem condições luxuosas.A temperatura da água do mar é sempre morna e a cor da água é de um azul turquesa lindo de morrer. Além de descansar em praias paradisíacas, as Ilhas Turcas e Caicos permitem atividades desportivas como mergulho, stand up e passeios de caiaque.

Três atrações a não perder

Há outras atrações a descobrir. Destacamos por exemplo a cidade de Cockburn, onde vai certamente cruzar-se com o monumento de homenagem a Cristóvão Colombo. Na Front Street e Queen Street delicie-se com as casas antigas que proporcionam uma visão única sobre a água.

Leia ainda: As 5 melhores ilhas para conhecer na Tailândia

O farol de Grand Turk é outro local que merece uma visita. Ao longo dos séculos, auxiliou os marinheiros que passavam ao lado do recife traiçoeiro a nordeste. Ainda assim, não evitou vários naufrágios na zona. O farol foi construído a partir de blocos de pedra calcária.

Não perca ainda o Columbus Landfall National Park, um grande parque que cobre a área de Provo. Aqui fica a famosa Governor’s Beach, uma das praias mais populares do arquipélago. O recife tem uma zona que cai para mais de sete mil pés abaixo da água, sendo um dos locais ideais para mergulho ou snorkeling. Se gostar de observar flamingos e outras espécies de aves, vá até à ilha Grand Turk. Aqui terá a possibilidade de ver centenas e centenas destes animais.

A deliciosa gastronomia local

Os pratos mais comuns da gastronomia local incluem marisco, grãos e ervilhas. E há muitas conchas, servidas das mais variadas maneiras, mas especialmente em saladas. Também se come muito frango, que é predominantemente importado da Jamaica. Nos resorts há muitos restaurantes de comida asiática e europeia, mas se quiser provar os sabores locais aconselhamos três locais em Providenciales.

Veja também: 5 ilhas paradisíacas que vão desaparecer nas próximas décadas

No Fresh Catch, pode deliciar-se com uma magnífica sopa de ervilhas, muita lagosta e salada de concha. No Crackpot Kitchen, destaca-se o Frango Bird Drunken, servido com chips de banana e o Tamarind BBQ Baby Ribs, acompanhado por milho assado. E no Coco Bistro, o restaurante mais romântico da cidade, há tapas de lagosta, espetadas de camarão, costeletas de carneiro com crosta de ervas e atum grelhado com molho de limão.

Percorra a galeria e veja mais fotos das Ilhas Turcas e Caicos.

< >

Partilhar Artigo

Top