Skopje, a capital kitsch da Macedónia que não deixa ninguém indiferente

Skopje, a capital kitsch da Macedónia que não deixa ninguém indiferente

Skopje, a capital kitsch da Macedónia que não deixa ninguém indiferente

Artigo de André Cruz Martins 27-03-2020

27-03-2020


Skopje, capital da Macedónia, é uma cidade vibrante com muito para descobrir. Banhada pelo rio Vadar, possui um centro histórico que foi reabilitado entre 2010 e 2014. Foram edificados mais de 20 edifícios, entre museus, centros culturais e edifícios do governo. E ainda 40 monumentos. Com grande polémica pelo meio, com acusações de falta de gosto e construções sem grande nexo, em estilo kitsch. Um dos monumentos que criou mais polémica foi a imitação do Arco do Triunfo de Paris.

O custo total do projeto, que muitos locais apelidaram de megalónomo, foi de cerca de 700 milhões de euros. E não foi bem acolhido por muitas pessoas, que protestaram lançando tinta para muitas dessas construções. Gostos não se discutem e asseguramos que vale a pena passear por este centro histórico moderno, que será certamente muito diferente de tudo o que já viu até hoje.

Igrejas de várias religiões e o Grande Bazar

Skopje destaca-se por ser das cidades mais antigas da Europa: existem vestígios de ter sido habitada desde 4 mil antes de Cristo. E sempre acolheu uma grande diversidade de religiões. Hoje em dia, isso ainda é bem visível nas várias igrejas católica, muçulmanas e ortodoxas que lá podemos encontrar.

Leia ainda: 5 países que recebem poucos turistas mas merecem uma visita

Se estiver pela primeira vez em Skopje, não deixe de visitar o Grande Bazar. Trata-se do segundo maior bazar da Europa, só superado pelo de Istambul. Aqui vai encontrar todo o tipo de produtos, cafés e restaurantes. Tudo num cenário multicolor e agitado.

A Praça da Macedónia e o Memorial de Madre Teresa

Um lugar que deve conhecer é a Praça da Macedónia. Aqui vai encontrar a célebre estátua “Guerreiro num Cavalo”. É assumido que se trata de uma homenagem a Alexandre, o Grande, mas isso nunca foi confirmado oficialmente. Nesta praça existem ainda boas opções de restaurantes. Um dos pratos típicos é a salada Shopska, que leva alface, tomate, pepino, cebola e queijo ralado.

Veja também: Salónica, uma cidade grega com história, boa gastronomia e animada vida noturna

Poucas pessoas sabem, mas foi em Skopje que nasceu a Madre Teresa de Calcutá. Por isso, na cidade existe uma Casa-Memorial dedicada à humanitária que foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz. Encontra-se na Rua Macedónia, no local onde outrora ficou a Igreja Católica Romana do Sagrado Coração de Jesus, onde Madre Teresa foi batizada. Existe um museu que inclui estátuas de Madre Teresa e de membros da sua família. A casa também recebe exposições e tem uma galeria de arte.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Skopje.

< >

Partilhar Artigo

Top