Tallinn, a cidade histórica das torres que preserva a herança medieval

Tallinn, a cidade histórica das torres que preserva a herança medieval

Tallinn, a cidade histórica das torres que preserva a herança medieval

Artigo de André Cruz Martins

Tallinn, na Estónia, é sem dúvida das mais bonitas capitais europeias. Nas últimas décadas, depois de se ter libertado do domínio soviético, “abriu-se ao mundo” e registou um assinalável desenvolvimento. Sendo uma cidade de média dimensão, todos os seus principais pontos turísticos podem ser visitados em apenas dois dias. E como a grande maioria se encontra no centro, pode andar a pé, sem necessidade de alugar carro. Outra opção é utilizar a bicicleta, um meio de transporte muito em voga em Tallin. Existem voos diretos desde Lisboa e do Porto para a capital da Estónia, mas sempre com uma paragem pelo meio.

A cidade das torres medievais

As construções em Tallin têm grande valor arquitetónico. De um lado, observa-se a herança medieval e do outro, uma notória influência russa, em prédios, igrejas e outras construções. O centro medieval, ou cidade velha, foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1997.

Leia ainda: Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina

Ainda preserva partes da antiga muralha e das torres medievais do século XIII. Uma das torres mais emblemáticas é a Fat Margaret’s Tower. Já serviu como prisão e hoje em dia acolhe o Museu Marítimo da Estónia. Entre maio e setembro o terraço fica aberto e proporciona uma vista magnífica sobre a cidade.

Outra torre que merece uma visita é a Epping Tower. Aqui é possível visitar seis andares de exposições interativas com armaduras e armas medievais. Destacam-se ainda variadíssimos objetos medievais. Do topo da Hellemann Tower and Town Wall, uma torre do século XIV, tem-se outra vista magnífica. Anteriormente, fora usada como prisão.

O Master’s Courtyard e a Passagem de Santa Catarina

Um local pitoresco a visitar é o Pátio dos Mestres, onde diversos artesãos vendem os seus produtos. É também aqui que fica o famoso Chocolaterie Café, que faz jus ao nome e tem deliciosos chocolates e chocolate quente. Não perca ainda a Passagem de Santa Catarina, que liga as ruas Vene e Müürivahe. Aqui ficam uma série de oficinas em espaços que foram construídos entre os séculos XV e XVII. Essas oficinas vendem cerâmica, utensílios domésticos, azulejos e outros produtos.

A vibrante Raekoja Plats

Raekoja Plats é a praça onde fica a Câmara Municipal. É sem dúvida das mais vibrantes zonas da cidade, acolhendo frequentemente concertos e festivais. Existem vários bares e restaurantes, cujas esplanadas estão sempre cheias entre maio e setembro, meses em que o sol costuma espreitar e as temperaturas são convidativas. É também usual haver um mercado, com bancas a vender produtos tradicionais da Estónia.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Tallinn.

< >

Partilhar Artigo

Top