Um roteiro por Basileia, a capital cultural da Suíça

Um roteiro por Basileia, a capital cultural da Suíça

Um roteiro por Basileia, a capital cultural da Suíça

Artigo de Redação 13-10-2023

13-10-2023


Basileia fica no noroeste da Suíça e é considerada a capital cultural do país. Terceira maior cidade helvética, depois de Zurique e Genebra, está localizada perto da fronteira com a Alemanha e com a França. É cortada pelo rio Reno, que a divide em Grande Basileia (Gross Basel) e Pequena Basileia (Klein Basel). Cidade multicultural e moderna, destaca-se pelos magníficos museus e pela moderníssima estrutura de transportes públicos. Basileia é ainda muito limpa. É possível passear longos minutos pelas suas ruas sem encontrar um único pedaço de lixo no chão.

Dois museus emblemáticos

Não faltam magníficos museus em Basileia, mas sem dúvida que um dos mais conceituados é o Museu das Belas Artes. Tem um grande espólio de obras da Renânia dos séculos XV e XVI, destacando-se um conjunto de trabalhos de Hans Holbein e do seu pai. Digna de realce é a coleção de pinturas do séculos XIX e da primeira metade do século XX, com Picasso, van Gogh, Paul Gauguin e Paul Cézanne em primeiro plano. O cubismo, o expressionismo alemão e a arte americana desde 1950 também estão muito bem representados.

Leia ainda: Lucerna é para muitas pessoas a cidade mais bonita da Suíça e é fácil de perceber porquê

Outro museu que merece uma visita é o Museu de Antiguidades de Basileia, que apresenta obras gregas, italianas, etruscas e romanas, cobrindo o período entre 4000 a.C. e o século VI. Há exposições de joias de ouro, esculturas de bronze e figuras de barro. Outra preciosidade é um conjunto completo de moldes do Parthenon, parte da Acrópole de Atenas.

A catedral e o Marktplaz

O maior símbolo de Basileia será muito possivelmente a sua catedral. Construída entre os séculos XII e XV em estilo românico e gótico, fica na cidade velha, no meio de uma grande praça. Mesmo ao lado da catedral vai encontrar uma plataforma conhecida como Pfalz, da qual se tem uma bela vista da cidade e do rio Reno.

Veja também: O Abinea Dolomiti é um dos hotéis mais românticos do mundo e tem vista para os Alpes suíços

O local mais vibrante da cidade é o Marktplatz, o mercado onde todos os dias se vendem frutas, legumes, pão, flores. Enche-se de locais e turistas todas as manhãs, mas é ao sábado que ganha mais colorido. O mercado fica muito perto de um dos edifícios mais bonitos da cidade: a Câmara Municipal, construída em estilo renascentista e que se destaca pela fachada vermelha. É possível visitar o seu interior, com marcação.

Passeio pelo rio Reno

Passear à beira do rio Reno é um dos melhores programas para fazer em Basileia. Tal como sentar-se num dos seus cafés e restaurantes com esplanada, enquanto observa a magnífica vista. Pode também fazer passeios de barco, para conhecer a cidade de outra perspetiva. Durante esse passeio de barco, vai passar por baixo da célebre Mittlere Brücke (Ponte do Meio, em tradução livre). De grandes dimensões, é um dos monumentos mais antigos de Basileia, datando de 1226. É um importante meio de travessia na cidade.

Partilhar Artigo