Algarve: 5 bons restaurantes para experimentar este fim-de-semana

Algarve: 5 bons restaurantes para experimentar este fim-de-semana

Algarve: 5 bons restaurantes para experimentar este fim-de-semana

Artigo de Luís Correia 02-12-2023

02-12-2023


A Próxima Viagem testou uma mão cheia de restaurantes, na zona de Albufeira e Silves, a preços acessíveis e indicados por algarvios. Todos eles têm especialidades diferentes, mas em comum têm a simpatia dos funcionários e o bom atendimento. E ainda damos mais um restaurante de bónus.

Restaurante A Nora, em Ferreiras

Este espaço de restauração é daqueles que faz justiça ao cliché “segredo bem guardado”. Restaurante familiar, A Nora serve peixe fresco a preços bem mais modestos que a maioria. Porquê? Porque é maioritariamente vocacionado para as gentes algarvias. Ainda assim, nos últimos anos tem tido um grande crescimento e é procurado por cada vez mais turistas, mantendo a qualidade e, muito importante, mantendo os preços.

Sobre aquilo que interessa, a comidinha, provámos e recomendamos os Sargos, Salmonetes, Lulas e rabo de Corvina escalado, que faz qualquer um babar. Quem for pelas carnes, é atrever-se numa costeleta de novilho (atenção que dá facilmente para duas pessoas). As sobremesas caseiras dificultam a escolha, mas a mousse de chocolate e de alfarroba recebem pontuação máxima. Um contra: terminada a época balnear, A Nora apenas serve almoços. Mais valia: Se não se esticar nas bebidas come facilmente num valor a rondar os 15/20 euros

Clube de Tiro, O Pinhal, em Pêra, um dos restaurantes com melhor Frango da Guia

Outros dos restaurantes que provámos e aprovámos foi este, situado paredes meias com um clube de tiro. As refeições de peixe são boas, provámos a deliciosa feijoada de búzios (por encomenda) e de uma outra vez que lá passámos investimos numa caldeirada (também por encomenda).

Leia também: Estes são 5 dos melhores restaurantes de hotel do mundo

Entre os pratos que não carecem de reserva, o Frango da Guia é seguramente dos melhores da região, com um dos preços mais competitivos, e se escolhermos uma entrada de Carapaus Alimados ainda ficamos mais satisfeitos. Como os vinhos e as bebidas costumam arruinar muitas contas finais nas refeições, com moderação o preço baixa dos 20 euros, por refeição.

Tasca 26, Senhora da Rocha, Porches

Os próximos restaurantes que vamos abordar, mantêm a qualidade dos anteriores, mas sobem um pouco os seus valores – ainda assim, longe das loucuras que são praticadas. Começamos pela Tasca 26, em Porches. Especialistas em carnes grelhadas, é seguramente um local a ter em conta se é isto que lhe apetece comer.

Leia também: Alerta: Estes destinos estão a limitar a entrada de turistas

Uma tábua farta de Black Angus custa pouco mais de 50 euros e dá para duas pessoas e talvez uma criança. Mas a carta é variada e com outras opções bem mais em conta. Provámos esta tábua, que tem várias qualidades de carne, e ficámos impressionados com o Tomahawk que nos passou à frente. O ambiente é acolhedor, funcionários simpáticos, mas tem um contra: se não reservar dificilmente arranjará mesa.

Restaurantes Adega dos Salgados e A Grelha do Ti Manel, Albufeira

À entrada da Urbanização dos Salgados, a Adega dos Salgados já é do conhecimento geral e consegue ter sempre casa cheia, tanto ao almoço como ao jantar. O segredo? Uma relação duradoura de preço-qualidade que já mantêm há alguns anos. Os dois proprietários são de uma simpatia extrema e os colaboradores contradizem a má imagem que muitas vezes se tem da restauração no sul do país.

Leia também: A escapadinha ideal até… ao NAU Salgados Palace, em Albufeira

Portanto, já sabe que fomos bem recebidos, mas a outra parte que interessa, a comida, não lhe ficou atrás. Choquinhos à Algarvia é um prato que recomendamos, entre as escolhas de valor mais acessível, mas a picanha e a maminha também são deliciosas e não fazem o preço final derrapar muito. Tem um ótimo parque de estacionamento.

Os donos deste restaurante são ainda proprietários de um outro, A Grelha do Tio Manel, não muito longe dali, na Galé. A comida é muito semelhante, os valores também (consegue uma refeição completa a rondar os 20 euros), mas o espaço é talvez um pouco mais intimista. Recomendamos a espetada mista de carne e de peixe.

Restaurante O Por do Sol, Sesmarias

Retenhas duas coisas: Frango da Guia e Espetada do Cachaço. Estes pratos foram duas das melhores coisas que provámos neste raid gastronómico e estão no restaurante Por do Sol. O espaço é bem decorado, com uma esplanada junto à piscina e uma sala interior. Mais uma vez, a meta dos 20 euros é atingida sem grandes excessos. Quem ali trabalha também merece nota positiva pela atenção e simpatia. Os restantes pratos de carne, como a Costeleta de Novilho, recebem a mesma nota, mas terá de ir com uma maior disponibilidade orçamental.

O Joker desta lista

Fechamos esta ronda de restaurantes com uma menção ao restaurante Veneza, em Paderne. Já alguma vez jantou dentro de uma garrafeira, que por sinal é uma das maiores do país? Nós já e se está neste artigo é porque pode lá ir à confiança. O conceito do Veneza é um pouco diferente dos restantes e pede mais uma degustação de vários pratos/tapas, para ir acompanhando com algumas provas de vinhos. É um restaurante indicado para datas especiais e merece claramente uma visita. Tem umas belas bochechas de porco. Ambiente familiar e simpatia dos proprietários.

Uma vinda ao Algarve não fica completa sem uma passagem pela praia, por isso, sugerimos duas praias em Albufeira.

Praia dos Salgados nascente

A Praia dos Salgados, em albufeira é conhecida por albergar um sem número de figuras públicas que lhe deram a fama. Mas se é sossego que prefere, basta andar uns metros para o lado e encontra a Praia dos Salgados Nascente. O casal João Pedro e Elsa estão lá para os receber e dar-lhes a atenção que precisam. É uma das poucas praias onde passámos e que ainda se consegue estar a ouvir o mar, mesmo com a concessão cheia. Houve ainda outra coisa que nos seduziu de imediato: a areia. É tão fina…

Praia Galé Oeste

Menos sossegada, mas muito animada, a Praia Galé Oeste – não confundir com Galé nascente, é outro ponto onde pode passar por estes dias. O anfitrião do local é o Luís Santos, que gere tanto os chapéus de sol como o café, O Luís, do qual também e proprietário. Com um feitio “peculiar” que esconde um sorriso rasgado, Luís gere bem estes dois espaços e tem as bebidas aos preços mais em conta da zona (que como se sabe não são baratas). Peça-lhe para ser ele a fazer uma sangria e diga que vai da nossa parte. Ah, se for passear o cão à praia, ele tem lá um alguidar cheio de água para os patudos matarem a sede – mesmo que os donos não consumam.

Leia também: Sora Beach, na Falésia, mantém-se aberto até final de outubro

Percorra a galeria e veja mais fotos desta lista de restaurantes.

  • Restaurantes
< >

Partilhar Artigo