Aix-en-Provence, a cidade universitária cheia de charme no sul de França

Aix-en-Provence, a cidade universitária cheia de charme no sul de França

Aix-en-Provence, a cidade universitária cheia de charme no sul de França

Artigo de André Cruz Martins

Aix-en-Provence é uma pequena cidade no sul da França cheia de encantos para descobrir. Destaca-se pelo seu centro histórico pitoresco, onde se encontram quatro fontes históricas. E pelos lindos campos de lavanda floridos. A melhor altura para os apreciar é em julho, quando as flores ficam bem roxas.

Em Aix-en-Provence também não falta diversão, o que se deve em grande parte ao facto de hospedar a maior universidade francesa, a Aix-Marseille. Se só tiver um dia para visitar este destino, saiba quais são as atrações turísticas que não pode mesmo perder.

As quatro fontes históricas

Quando chegamos à cidade somos “recebidos” pela Fontaine de la Rotonde, uma grande fonte estrategicamente colocada na Cours Mirabeau, a rua principal e que leva ao centro histórico. Nesta rua há outras três fontes muito populares. Uma delas é a Fontaine des Neuf Canons (A Fonte dos Nove Canhões, em Português) e que já existe desde o século XVII. Poucos metros ao lado fica a Fontaine D’Eau Chaude (Fonte da Água Quente), que faz jus ao nome. Por isso, está sempre uma grande fila de pessoas à espera de vez para se banhar nestas águas. Por fim, a Fontaine du Roi René (A Fonte do Rei René), com uma estátua em que este rei carrega uvas Muscat, que foram introduzidas por ele na região.

Leia ainda: Marselha, sinónimo de luxo e celebridades

Nesta rua não faltam não faltam cafés e restaurantes. O café mais conhecido é o Les Deux Garçons. Aberto desde o século XVII, fez parte de um hotel até 1789, ano em que fechou. O local reabriu em 1840, já como café independente e tem recebido grandes personalidades, como Picasso, Winston Churchill, Edith Piaf, Alain Delon e muitos outros.

A feira matinal e o prato e doce típicos

Aix-en-Provence é uma cidade cara, por isso nada melhor do que aproveitar a feira que acontece todos os dias de manhã na Praça Richelme. Pode aproveitar para comprar queijo, frutas, salame, castanhas e muitos outros alimentos a preços convidativos. Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, igualmente de manhã, há uma feira de roupas e artesanato na Cours Mirabeau.

Há vários restaurantes gourmet em Aix-en-Provence, nos quais pode provar a afamada culinária francesa. E prepara-se porque mesmo num restaurante “normal” os preços são bastante altos. O prato mais típico desta região de França é o Cassoulet, um género de feijoada, feito com feijão branco e diversos tipos de carnes. Por outro lado, em todos os cafés da cidade é possível pedir um Calisson, um doce que leva amêndoas e frutas cristalizadas.

A montanha Sainte-Victoire

Se estiver em Aix-en-Provence é impensável não visitar a montanha de Sainte-Victoire, que fica a poucos quilómetros do centro. Pode aproximar-se de carro e tirar fotos ao longe ou, se for mais aventureiro, explorá-la em caminhadas exigentes. Esta montanha foi muitas vezes retratada pelo pintor Cézanne, um filho da terra, nos seus quadros.

Veja também: Toulouse, a cidade do espaço e da arquitetura majestosa

É em plena montanha que fica a casa onde Picasso morou enquanto viveu em Aix-en-Provence. Até há alguns anos recebia visitas, mas entretanto foi encerrada. O máximo que os turistas podem fazer é aproximar-se até ao portão de ferro e tirar fotografias.

A noite agitada

Todos os anos, são cerca de 30 mil os estudantes que vivem em Aix-en-Provence. São eles que dão cor à noite da cidade, que tem muitas opções de divertimento. Um dos melhores bares/discotecas é o La Rotonde (2A, place Jeanne d’Arc), onde as noites são descritas como “loucas e agitadas”. Outras boas discotecas são a Mistral, a Red Clover e a Queen’s Head. Estão todas abertas até muito tarde. Para uma proposta mais calma, sugerimos o Au Goût du Monde. Trata-se de um bar de vinhos e cocktails, ideal para começar a noite.

Percorra a galeria e veja mais fotos da cidade de Aix-en-Provence.

< >

Partilhar Artigo

Top