Kotor, a deslumbrante cidade do Montenegro

Kotor, a deslumbrante cidade do Montenegro

Kotor, a deslumbrante cidade do Montenegro

Artigo de André Cruz Martins

Kotor, cidade costeira no Montenegro, é um dos destinos da moda no Mar Adriático. É local de paragem habitual para os cruzeiros que por aqui operam e muitos turistas fazem um desvio até esta cidade quando estão de visita à Croácia, outro destino que também está bastante na moda. Kotor merece muito mais do que ser mero destino de passagem. Com uma beleza estonteante, esta autêntica joia do Montenegro deve ser vivida com maior tranquilidade. Saiba quais os encantos desta autêntica joia do Montenegro, que tem excelente clima, muita história e restaurantes excecionais.

Património Histórico da Humanidade

Kotor fica ao lado da linda baía com o mesmo nome e que é rodeada por altas montanhas, levando a que seja considerada um fiorde. O centro histórico da cidade está cercado por muralhas construídas entre os séculos XII e XIV. É considerado Património Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Leia ainda: Minsk, uma cidade que preserva a arte como poucas e que “enlouquece” quando a noite cai

Mal saímos do porto damos de caras com o portão principal da cidade, chamado Portão do Mar. De seguida, caminhamos pela Praça de Armas, a mais movimentada da cidade e onde fica a famosa Torre do Relógio.

Ao passar pelo centro, é impossível não notar em algumas bonitas igrejas. As mais emblemáticas são a Igreja Ortodoxa de São Nicolas, a Igreja de Santa Maria Colegiada e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Mas se tiver de escolher apenas uma para entrar, opte pela Catedral de São Trifão.

Dois bons programas

Um dos melhores programas para se fazer em Kotor é o trilho entre a Igreja de Santa Maria Colegiada e a Fortaleza de São João. Mas atenção ao piso íngreme e cheio de pedras. No total, são quase 1400 degraus a subir pela montanha, até uma altura de 300 meros acima do nível do mar. A velocidade moderada a caminhada dura cerca de uma hora e 10 minutos.

Veja também: Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

O esforço vale a pena e do topo da montanha tem-se uma vista deslumbrante. Quanto ao forte, apesar de estar um pouco degradado, merece uma visita. Outro bom programa em Kotor é passear de barco enquanto observa a magnifica paisagem.

O Museu dos Gatos

Em Kotor há centenas de gatos a deambular pelas ruas. A importância deste animal na cidade é tal que até existe o Museu do Gato, localizado dentro dos muros da cidade velha. A entrada no museu custa 1 euro e o dinheiro é usado para ajudar os gatos da cidade. Apesar da sua pequena dimensão, é um espaço muito divertido, especialmente se estiver acompanhado de crianças.

Gastronomia com muita carne

A Cicvara é o prato mais típico de Kotor. Trata-se de farinha de milho cozida com kaymak (queijo creme salgado) e cvarci (bacon picado). Os locais comem-no literalmente a toda a hora, seja ao jantar, ao almoço, ao lanche ou ao pequeno-almoço. Apesar de ser uma cidade costeira, os habitantes de Kotor comem muito mais carne do que peixe. O borrego preparado com leite é a carne mais conhecida. Não deixe ainda de provar os queijos creme.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Kotor.

< >

Partilhar Artigo

Top