Rijeka é um tesouro escondido na Croácia com muita história e um grande parque nacional

Rijeka é um tesouro escondido na Croácia com muita história e um grande parque nacional

Rijeka é um tesouro escondido na Croácia com muita história e um grande parque nacional

Artigo de André Cruz Martins

A cidade portuária de Rijeka não é um dos principais destinos turísticos da Croácia, mas a verdade é que merece uma visita caso tenha tempo para se deslocar pelo país. As pitorescas ruas do centro têm magníficos edifícios do século XVII e existem monumentos muito interessantes.

Existe ainda um grande parque nacional, ideal para caminhadas e para conhecer a sua impressionante fauna e flora. Conheça as principais razões para conhecer esta cidade que fica na baía de Kvarner, uma reentrância do mar Adriático.

Três símbolos da cidade a não perder

O Castelo de Trsat (Gradina Trsat) é um dos grandes símbolos de Rijeka. Foi construído no século XIII, no local de um antigo forte romano, tendo sofrido muitas remodelações ao longo dos tempos. Mantém-se em bom estado de conservação e destaca-se pelo seu pátio e por proporcionar vistas deslumbrantes da baía de Kvarner.

Leia ainda: À descoberta de Zagreb, a vibrante e histórica capital da Croácia

Outro ponto de interesse incontornável é a Igreja de Nossa Senhora de Trsat (Gospa Trsat), que fica a poucos a metros do castelo. Não deixe ainda de visitar a Catedral de Rijeka, também conhecida como Catedral de São Vito. Em estilo barroco, destaca-se por um grande crucifixo do século XIII.

A Torre da Cidade Velha e o Museu de História Natural

Outro monumento a não perder é a Torre da Cidade (Gradski Toranj). No passado, era um dos portões de acesso à cidade e fiocu famoso por ter resistido ao grande terremoto de 1750, sofrendo alguns danos mas continuando de pé. A torre foi erguida em cima do antigo portão logo depois, tendo sido acrescentado um relógio no final do século XVIII.

O Museu de História Natural é o museu mais conhecido da cidade. Contém quase 100 mil artefatos relacionados com a história da Jugoslávia e, especialmente, com Rijeka e arredores. Destacam-se os muitos fósseis que foram encontrados em cavernas da cidade e uma grande coleção de invertebrados.

O Parque Nacional Risnjak

Rijeka fica nas imediações do Parque Nacional Risnjak, uma área montanhosa com muitas árvores e ribeiras. Pertence ao grupo de montanhas dos Alpes Dináricos e está localizado muito perto da fronteira com a Eslovénia. Na zona, é possível fazer caminhadas enquanto nos cruzamos com linces e javalis e admiramos mais de 1000 espécies de plantas e árvores. É possível acampar perto do rio e em outros locais do parque.

Veja também: Cavtat, o melhor segredo da Croácia

O Parque Nacional Risnjak sempre despertou grande interesse em naturalistas e biólogos. Nos lugares mais altos, não há presença do homem e ainda existem florestas virgens em torno de alguns dos picos mais altos. Também é conhecido pelos miradouros que permitem contemplar as belas ilhas da Baía Kvarner, banhadas pelo Adriático e as montanhas da vizinha Eslovénia praticamente, até aos Alpes.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Rijeka.

< >

Partilhar Artigo

Top