Os templos budistas, um grande parque nacional e as montanhas do Nepal

Os templos budistas, um grande parque nacional e as montanhas do Nepal

Os templos budistas, um grande parque nacional e as montanhas do Nepal

Artigo de André Cruz Martins

O Nepal é um dos mais incríveis países asiáticos para visitar. Fica na região montanhosa dos Himalaias, sendo limitado a norte pelo Tibete e a leste, sul e oeste pela Índia.  Aconselhamos duas regiões para visitar no Nepal. Pode começar pela agitada capital Kathmandu, de onde poderá dar uma saltada ao Parque Nacional Chitwan.

Não deve ainda perder a maravilhosa região de Pokhara, onde vai encontrar paisagens fantásticas com lagos e montanhas. E por falar em montanhas, oito das dez mais altas do mundo ficam no Nepal. A companhia aérea Etihad voa desde Lisboa e do Porto para Kathmandu, com preços a partir dos 600 euros.

O melhor a explorar em Kathmandu

A capital Kathmandu distingue-se pelo ritmo frenético e trânsito caótico. E pela grande quantidade de magníficos templos e palácios que podem ser visitados pelos turistas. A Praça Durbar é um dos locais mais centrais da cidade. Aqui ficam vários palácios reais e templos, mas alguns ficaram em ruínas, na sequência do terramoto de 2015.

Leia ainda: À descoberta da Birmânia, um destino no sudeste asiático que preserva tradições milenares

Um dos que resistiu à destruição foi o famoso Templo dos Macacos, que na verdade tem o nome de Swayambhunath. Deve a alcunha ao facto de haver muitos macacos que por ali circulam livremente. Encontra-se no topo de um monte e depois de subir os mais de 300 degraus, tem uma vista deslumbrante sobre a cidade.

Outro local icónico é o Amideva Buddha Park. São três estátuas gigantes de Budas, sendo que a do meio é a maior estátua de Budas do Nepal. Não perca ainda o Stupa Boudhanath, o templo budista tibetano mais sagrado do mundo fora do Tibete. Kathmandu é também a porta de entrada no Nepal para os que querem escalar o Monte Everest

O Parque Nacional Chitwan

Quando estiver pela capital Kathmandu, sugerimos que reserve um dia para visitar o Parque Nacional Chitwan. Aqui vai poder realizar safaris e tratar de elefantes, dando-lhes banho e alimentando-os. É possível avistar animais como rinocerontes, crocodilos e o famoso tigre de bengala. E observar inúmeras espécies de pássaros. Possivelmente vai assustar-se com os pássaros gigantes que por aqui andam. Se tiver a oportunidade de ver o nascer ou o pôr do sol, asseguramos que o espetáculo é deslumbrante.

À descoberta de Pokhara

Pokhara é a segunda maior cidade do Nepal e fica na região do lago Phewa. Uma das melhores atividades é realizar um passeio de barco. Se preferir, pode alugar um caiaque. Pode ainda visitar o World Peace Stupa, um templo budista que fica no topo de um monte. A vista lá de cima é de cortar a respiração. Em dias sem muitas nuvens, é possível vislumbrar os Himalaias.

Veja também: Quirguistão, a Suíça da Ásia espera por si

Para quem gostar de escalada e longas caminhadas, esta região é famosa pelo trekking. O mais conhecido é o Annapurna Base Camp e pode durar 10 dias. O trekking Poon Hill dura quatro ou cinco dias, sendo que até meio do caminho passa pelo mesmo trajeto do Annapurna Base Camp.

Percorra a galeria e veja mais imagens do Nepal.

< >

Partilhar Artigo

Top